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Borra no motor: Verdade ou mito?
Publicado em 17/02/2010.

Borra no motor foi considerada por muito tempo um acontecimento exclusivo de motores (16v) multi-válvulas, onde o óleo se depositava na parte superior do motor chegando a forma de uma massa que obstruía a descida do óleo para o Carter ativando assim o aviso de luz de óleo no painel do carro.

Hoje, após inúmeros estudos realizados sobre motor e borra, podemos apontar alguns fatores que preconiza a formação de borra:

1- Tudo começa com a escolha do óleo, fora de sua indicação junto SAE e API , fato que acontece dentro de algumas montadoras e depois nas revisões das concessionáriasç

2- Essa escolha fora das indicações corretas seguem acontecendo nas oficinas mecânicas através dos profissionais e reparadores automotivos;

Este erro iniciado na montadora e continuado até o morte do modelo, como Fiat Marea, Gol Turbo VW, Vectra GM, Citroen C5 e Mitsubish Eclipse.

Quando usamos óleo 100% sintético, seguindo SAE e API, considerando durabilidade, performance, consumo e emissão de gases, os resultados são espantosos e NÃO resulta em formação de borra no motor e também não deixando de lado o intervalo de troca do óleo, que tem uma responsabilidade considerável.

Uma das dúvidas mais pertinentes é: Quem lubrifica mais o óleo fino ou o grosso?
A resposta é simples, o óleo fino fluir melhor em motores mais justos como os de hoje enquanto o grosso sofre para lubrificar (lentidão), ficando depositado no motor, solidificando-se e formando a borra.


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